Sobre o Stand Up Paddle

O Stand Up Paddle surgiu nas praias paradisíacas do Havaí por volta dos anos 40, quando os professores de surf sentiram a necessidade de acompanhar os surfistas de pé e então desenvolveram uma prancha maior de madeira que evoluiu para as pranchas que temos hoje.

Você conhece os benefícios que o SUP pode nos proporcionar?

Atualmente o SUP evoluiu e vem mudando a vida das pessoas pra melhor! Além da sensação de bem-estar e prazer que o esporte trás, o SUP te permite conhecer e explorar novos lugares e se desligar do mundo.

Entre seus principais benefícios podemos destacar:

  • Aumento do equilíbrio: Ficar em cima da prancha no começo pode parecer um pouco complicado, mas depois que você se acostuma a praticar o equilíbrio se torna algo automático e bem mais simples do que era antes.

  • Emagrecimento: Por mais divertido que possa parecer praticar o SUP, inevitavelmente gastamos muitas calorias remando ou até mesmo pra ficar em cima da prancha mantendo o equilíbrio, praticando o esporte podemos emagrecer sem ao menos perceber.

  • Alívio do stress: Nada melhor do que reunir sua família depois de uma semana estressante de trabalho e ir pra praia mais próxima relaxar, o Stand Up Paddle é um esporte que relaxa e acalma as pessoas.

Atualmente o Stand Up Paddle é um dos esportes mais praticadoS no Brasil

Confira agora 5 dicas importantes pra quem é principiante e está começando a remar:

1 – Escolha o lugar ideal pra praticar o SUP:

Remar em águas tranquilas e rasas, de preferencia em rios ou lagos ou mar sem ondas é o ideal pra quem está começando o esporte.

2 – Pratique antes de cair na água:

É necessário ter certo equilíbrio ao ficar de pé na prancha, a melhor maneira de simular este equilíbrio, é praticar antes em uma bola de pilates, porque o movimento é parecido e se pode trabalhar bem o equilíbrio.

3 –  Se posicionar corretamente

Para iniciar no stand up, o ideal é a posição de joelhos, porque a facilidade do equilíbrio é maior, depois ficar de pé, para isto, deve-se segurar o remo com as duas mãos apoiado no meio da prancha, depois levantar e ficar de pé, apoiar os pés nas partes laterais chamadas de deck antiderrapante, manter os pés nos limites das extremidades, com o joelho um pouco flexionado e o quadril solto, mantendo a perna aberta para ter mais equilíbrio, procurando sempre remar, se parar vai ficar mais difícil para equilibrar, justamente porque o remo faz parte do equilíbrio.

4 –  Qual a diferença entre o SUP e o Caiaque?

A posição correta de usar o remo no SUP  é colocar uma mão na extremidade e a outra na faixa da cintura, enquanto que no caiaque a mão fica no meio do remo e a outra em baixo, corrigindo esta postura irá te ajuda no equilíbrio e a forma correta de remar, pois você não vai fazer força, seria um movimento natural, vai apenas empurrar o remo para trás.

5 – Divirta-se

O SUP é um esporte que pode ser praticado por você e toda a sua família, já pensou curtir aquele fim-de-semana no mar se divertindo com quem você mais ama?

Nós da equipe SUP VALEZIN podemos dizer sem dúvida, que não há nada melhor na vida!

sup-valezin


Quem pode praticar o Stand up Paddle?

Idosos, homens, mulheres e crianças, dos 4 aos 70 anos, basicamente todos que tiverem interesse em se divertir podem praticar o esporte, as crianças devem estar sempre acompanhadas dos pais, quanto mais cedo o contato com o SUP maior o equilíbrio da criança, porém, sempre com o máximo de cautela possível.

O SUP é um esporte que promove interação com a família, todo mundo se diverte junto.

standup_paddle_valezin


Melhores praias pra praticar o STAND UP PADDLE NO BRASIl:

Pra te ajudar a escolher a melhor praia pra remar, a gente resolveu fazer essa lista das melhores praias pra praticar o SUP:

  • Itamambuca – Ubatuba – SP:

Itamambuca é uma praia do município de Ubatuba. Conhecida mundialmente por sediar campeonatos internacionais de surf, a praia está localizada a 15 quilômetros ao norte do centro da cidade, entre a Vermelha do Norte e a praia do Félix. A praia está no meio de uma reserva ecológica, e possui uma extensa área de mata atlântica nativa.

  • Bonete – Ilhabela – SP

Praia do Bonete é considerada a praia mais bonita da Ilhabela e o acesso pra chegar somente de dois jeito de barco ou de trilha, A trilha tem 12 km de distância da Sepituba até Bonete passando pro três cachoeiras. Cachoeira Lage, Cachoeira Areado e Cachoeira Saquinho.

  • Boipeba – Cairú – BA

Um destino bem diferente e por ser um ilha é claro que para se chegar somente via mar. Se você procura agito, Boipeba não é o lugar, pois é um destino para quem procura sossego e privacidade, é um local especial para a pratica do Stand up Paddle.

  • Lopes Mendes – Ilha Grande – RJ

Lopes Mendes foi eleita pelo TripAdvsor a sétima praia mais bonita do mundo! Ilha Grande consegue ser o paraíso para os surfistas e para os mergulhadores ao mesmo tempo, a praia revela belezas e paisagens surreais, tornando-se o cenário ideal para a pratica do SUP.

  • Sancho – Fernando de Noronha – PE

A Baía do Sancho em Noronha, foi eleita uma das praias mais bonitas do Brasil e do mundo. As praias de Fernando de Noronha são paradisíacas, em sua maioria com águas em tom verde esmeralda, é um prato cheio para os amantes da natureza e das belas paisagens.

Nós da SUP VALEZIN sabemos que existem muitas outras praias ideais para a prática do esporte no Brasil, será que você pode deixar sua opinião nos comentários?

Queremos saber onde você tem remado! 

Pra entrarmos no clima das remadas ainda mais, a gente separou esses vídeos especiais da Stand Up Paddle TV, confira:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: